A FAMA – Fábrica de Massas de Cabo Verde, S.A., com sede na Cidade do Mindelo, foi criada por escritura pública de 20 de Dezembro de 1982, constituída em sociedade de capital misto, com um capital de 25.000 contos, sendo 20% das ações pertencentes ao Estado de Cabo Verde e as restantes a privados nacionais.
A posição do Estado foi privatizada e a Moave, S.A., se afigura como principal acionista, detendo 68.38% do capital.
A FAMA iniciou as suas atividades em 1984, dedicando-se em exclusivo, à produção de massas alimentícias.
Em 1992, faz-se uma ampliação das instalações que permitiu dar início às atividades de torrefação e moagem de cafés, apesar desses investimentos, inicialmente, terem sido destinados à produção de uma farinha enriquecida “Micaf”.
Em 1999, arranca-se com a produção de esparguete, um projeto de grande envergadura, mas que não teve a implantação desejada. Três anos mais tarde, esse projeto foi totalmente desativado.
A partir do ano 2001, a Fama passa por um processo de reestruturação e saneamento dos prejuízos acumulados, estando de momento a gozar de boa saúde financeira.
2011, foi o ano em que a Fama fez um forte investimento no sector da torrefação de cafés, no intuito de reforçar a sua posição de liderança no mercado nacional.
A estrutura de capital evoluiu ao longo dos anos, situando-se atualmente em 80.000 contos.
Missão:
A missão da FAMA é, com empenho individual e coletivo dos seus colaboradores, proporcionar aos nossos clientes massas alimentícias, kamoka (milho torrado e moído), arroz e cafés de qualidade, que satisfaça as suas exigências.
Visão:
A nossa visão é aumentar a nossa quota de mercado no segmento de venda de arroz e reafirmar a nossa posição de liderança no segmento de kamoka e café torrado e moído.
Valores:
Ética|Responsabilidade|Qualidade
ÓRGÃOS SOCIAIS:
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Presidente – Eng. João Manuel Lopes Da Silva
Administrador – Dr. Euclides Jesus Marques Oliveira
Administrador – Eng. José Alfredo Rodrigues
Diretor Geral – Dr. Vasco César Pimenta Mascarenhas Figueiredo Silva

